Sábado, 1 de Abril de 2006

Curiosidades e a História dos Condicionadores de Ar

Há oitenta e oito anos, Willis Carrier fez pelo controle de condições ambientais interna o que Alexandre Graham Bell fez pela comunicação e Henry Ford pelo transporte. Ele mudou nossa rotina. Durante séculos, o homem usou o ventilador, gelo e muitos outros métodos em tentativas inúteis para livrar-se do calor.
Foi em 1902 que Willis Carrier - um engenheiro de 25 anos formado pela Universidade de Cornell - inventou um processo mecânico para condicionar o ar. O controle do clima finalmente tornou-se uma realidade.
O primeiro transporte a usar o equipamento de ar condicionado foram os vagões ferroviários de passageiros da ferrovia B&O em 1930.
Por quê instalar um ar condicionado em seu carro?
Cerca de 42% da frota nacional está equipada com o sistema de ar condicionado, e a estimativa é chegar a 60% da frota.
Você não vai ficar fora desta, vai? Veja as vantagens:
1 - Desembaçamento dos vidros
2 - Silêncio no interior do veículo
3 - Volume do rádio mais baixo no interior do veículo
4 - Evita entrada de excesso de poluentes
5 - Conforto
6 - Sem esquecer do fator mais importante: a segurança
Ar Condicionado no Brasil
Imagine um país tropical onde as altas temperaturas predominam o ano inteiro na maior parte do território. É natural imaginar também que o condicionador de ar seja, há décadas, equipamento indispensável na maioria dos carros produzidos pela indústria local. Porém, essa lógica incontestável não corresponde à verdade quando o país em questão é o Brasil.
Durante muitos e muitos anos, o consumidor brasileiro teve verdadeira fobia por esse equipamento. Aqueles que conseguiam justificar o preconceito alegavam que o ar condicionado roubava potência do motor ou desvalorizava o carro na hora da venda. Argumentos tão consistentes quanto dizer que os carros de quatro portas pareciam táxis...
Felizmente, a sintonia de nossas indústrias com suas matrizes no exterior acabou com esses e outros preconceitos. Hoje, qualquer consumidor minimamente informado torce o nariz quando lhe é oferecido um carro sem o ar condicionado. Até os chamados carros populares já oferecem esse opcional. E, para quem não sabe, ter esse opcional no carro não representa praticamente nenhuma despesa adicional ao longo de toda a vida útil do aparelho.
O sistema de ar condicionado é praticamente o mesmo para todos os carros, sejam nacionais ou importados. O que muda de um para outro é o tamanho. "Para cada carro existe um projeto específico", Não é como rádio, que é igual para todos os carros.


Como usar melhor seu Ar Condicionado
Antes considerado caro e um luxo para poucas pessoas, o ar condicionado vem sendo usado em um número cada vez maior de automóveis. Vários fatores têm influenciado este aumento. Além do preço mais baixo, a questão do conforto também faz o motorista preferir enfrentar o trânsito sem ter de suportar o calor tropical, típico de boa parte do país. O aumento da criminalidade também conta - muita gente prefere poder dirigir com os vidros fechados e, assim, evitar os assaltos nos faróis.
Além desses motivos, com o vidro do automóvel aberto, o vento entra pelas janelas e "segura" o carro, principalmente quando ele esta em velocidade alta, provocando o chamado "arrasto". Isto faz com que o motor seja mais exigido, com desgaste e consumo de combustível maiores. Hoje é até difícil ver carros com quebra-vento. O brasileiro leva em conta que com os vidros fechados, o carro tem menor arrasto, proporcionando mais economia de combustível e menor desgaste do motor.
Veja com usar corretamente o seu equipamento de ar condicionado:
·    Se o seu equipamento tiver um termostato você deve usar na posição máxima quando dentro de cidades e 1/3 a menos, quando em estradas. Mas se o seu for automático, você não precisa se preocupar.
·    A ventilação ideal é a média, que conserva uma refrigeração mais eficiente.
·    A fumaça e o ar viciado dentro do seu carro devem ser eliminados, abrindo-se, por alguns minutos, os quebra-ventos ou janelas, concomitantemente com o uso do sistema de ventilação, nos carros que o possuem.
·    Durante o inverno ou nos períodos em que o aparelho não seja usado por muito tempo, deve-se ligá-lo algumas vezes durante a semana, a fim de se evitar danos no compressor principalmente no selo de vedação do eixo, conseqüentemente escape do gás refrigerante.
·    Após o estacionamento prolongado sob o sol forte, ligue o sistema e ande por alguns minutos com as janelas abertas permitindo a expulsão do ar excessivamente quente, mais rapidamente. Logo após feche as janelas, nunca deixando a menor entrada de ar externo, para um melhor aproveitamento da refrigeração.
·    Em dias de chuva, o aparelho de ar condicionado funciona também como desembaçador dos vidros, além de manter uma temperatura interna constante, a gosto do usuário.
·    O condensador colocado à frente do radiador do seu carro deve ser mantido o mais limpo possível, livre de insetos e outros detritos, a fim de permitir plena capacidade ao sistema.
·    Sempre que possível mande examinar a tensão da correia do compressor e não se preocupe com a água que normalmente escorre através dos tubos laterais do seu evaporador, para debaixo do carro. Trata-se da desumidificação do ar interno, que seu aparelho removeu para o exterior.
·    Tome como hábito fazer uma revisão geral em seu ar condicionado, pelo menos uma vez ao ano, pois ele foi fabricado para durar muito tempo e lhe proporcionar conforto e satisfação.


Conservando o seu Ar Condicionado
A manutenção do equipamento de ar condicionado veicular é fundamental para um bom funcionamento.
Poucos componentes do automóvel exige manutenção preventiva tão simples como o sistema de ar condicionado. A melhor maneira de mantê-lo em perfeitas condições de funcionamento também é a mais fácil, barata e óbvia: basta usar o acessório normalmente, a assistência técnica só deve ser procurada se o equipamento apresentar perda de rendimento.
O condicionador de ar funciona graças ao movimento do motor do veículo. A ligação é feita por meio de correias. Este componente deve ser verificado junto com a revisão das demais correias do automóvel e substituído em prazos semelhantes aos delas. Finalmente, vale lembrar que os sistemas de ar condicionado completos também aquecem o interior do veículos nos dias frios. Neste caso, o calor vem da água do sistema de arrefecimento do motor. O principal é manter esse sistema em ordem e checar o estado de suas mangueiras


publicado por pacar às 19:29

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