Sábado, 1 de Abril de 2006

Ar Condicionado Portátil Engana o Cérebro

Tinha mesmo que ser um americano para inventar isso: uma coleira que esquenta ou esfria a sua nuca para você não ter aquela sensação desagradável de calor demais ou frio demais. A Sharper Image Design, que criou a engenhoca, vende duas versões: uma que sopra ventinho fresco na sua nuca, outra com uma placa metálica que esquenta ou esfria seu pescoço. O ar-condicionado portátil pode ser um alívio, mas é preciso estar atento aos exageros. Afinal, o aparelho funciona enganando o cérebro.

O fabricante se orgulha de oferecer com o aparelho uma sensação de conforto "no corpo inteiro". Como isso é possível, se o aparelho somente esquenta ou esfria o pescoço? Para aquecer ou esfriar o corpo todo é necessário usar coletes térmicos sobre o tronco, mudando a temperatura do sangue que passa pelo coração e pelos pulmões. O Personal Warm+Cool System muda apenas a temperatura do sangue que entra no cérebro pelos vasos do pescoço - o que não resolve o problema do corpo, mas é suficiente para enganar uma estrutura cerebral chamada hipotálamo, fazendo-o acreditar que tudo vai bem.

O hipotálamo possui vários sistemas que controlam o equilíbrio interno do corpo, provocando por exemplo sede ou fome quando o corpo necessita de líquido ou alimentos. A posição do hipotálamo no cérebro não poderia ser mais adequada para essas funções: fica na base do cérebro, perto de grandes vasos sangüíneos, de onde ele fica "colhendo amostras" do que chega ao resto do corpo: a pressão sanguínea, a quantidade de açúcar, de sal... e a temperatura.

Quando o sangue (e o corpo) está quente demais - e basta 0.1oC além dos 37.0 normais - o termostato no hipotálamo aciona mecanismos para perder calor, como a produção de suor e a dilatação dos vasos sanguíneos. Quando o sangue está frio demais, são mecanismos de armazenamento e produção de calor que são acionados, como a constrição dos vasos sanguíneos e ativação muscular (daí o queixo batendo e a tentativa de se aquecer esfregando os músculos). Em casos de frio ou calor extremos, quando esses mecanismos não dão conta do recado, entra em ação a "saída de emergência": a pessoa começa a se sentir mal e procura deixar o ambiente em busca de temperaturas mais agradáveis.

Banhando sua nuca com um calorzinho ou um friozinho agradável, conforme sua vontade, o aparelho muda a temperatura do sangue que o hipotálamo recebe, o que por sua vez muda a sensação de frio ou calor. Sem precisar de tanta tecnologia, lavar a nuca com água fria também é uma ótima maneira de diminuir a sensação de calor. Mas só a sensação muda; a temperatura do corpo continua a mesma.

Quer dizer: trata-se apenas de uma tapeação do hipotálamo. Funciona como nos filmes em que o ladrão high-tech insere uma gravação nos monitores dos vigilantes mostrando que tudo vai bem, enquanto ele calmamente limpa os cofres. Enquanto o corpo continua esfriando ou esquentando, a pessoa, sentindo-se confortável, não toma nenhuma atitude para sair do frio ou do calor excessivo. O hipotálamo acha que tudo vai bem, e não faz nada.

Ou faz justamente o que não devia, e é aí que mora o perigo maior. Se o aparelho deixar frio demais o sangue ao redor do hipotálamo, este dispara medidas para aquecer o corpo - apesar do calorão lá fora. No frio, se o aparelho aquecer demais o sangue, o hipotálamo acha que deve entrar em ação para esfriar ainda mais o corpo já gelado. Se a situação continuar, a temperatura do corpo pode chegar a níveis críticos, colocando o usuário em risco de insolação ou de hipotermia.

O Personal System é oferecido em catálogos de compra por reembolso postal nos aviões, pode ser encontrado nas lojas da Sharper Image, ou ser encomendado pela internet. Até na revista SuperInteressante de novembro de 2000 ele apareceu entre as "dicas de compras descoladas". Por enquanto os dois aparelhos estão na lista dos best-sellers da empresa. Parece que ainda não há casos de reclamações.

Vai ver que é porque a pilha acaba em poucas horas... sorte dos consumidores que tiveram seu hipotálamo enganado!



publicado por pacar às 21:15

link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Mercado de ar condicionad...

. Portaria do Ministério da...

. Ar Condicionado Comercial...

. Modelos de 7500 a 60000 B...

. Bosch apresenta gama de a...

. MODELOS DE AR CONDICIONAD...

. O que você precisa saber ...

. Curso : Engenharia do Ar ...

. Sistema de ar condicionad...

. Climatização de ambientes

.arquivos

. Julho 2006

. Abril 2006

.participar

. participe neste blog

.Contador

blogs SAPO

.subscrever feeds